Bento XVI, de 85 anos, anunciou, nesta segunda-feira, que deixará o pontificado em 28 de fevereiro em razão da idade avançada
No comunicado, Bento XVI, de 85 anos, afirmou que vai deixar o cargo devido à idade avançada, por "não ter mais forças" para exercer o cargo (leia a íntegra abaixo) - ele completa 86 anos em abril. O pontífice afirmou que está "totalmente consciente" da gravidade de seu gesto.
O Vaticano confirmou a notícia e afirmou que o papado vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido. Segundo o porta-voz da Santa Sé, Federico Lombardi, espera-se que o Conclave de cardeais, que ainda não foi convocado, eleja o novo pontífice em março. O papado de Joseph Aloisius Ratzinger, que sucedeu a era de João Paulo II, começou em 2005.
O último papa a renunciar antes de Bento XVI foi Gregório XII, em 1415. A renúncia foi parte de uma negociação feita no Concílio de Constança, no período do Grande Cisma do Ocidente - uma grande crise religiosa que ocorreu na Igreja Católica de 1378 a 1417. Gregório tinha 90 anos à época e sua renúncia fez com que a crise se estancasse.
A renúncia de Bento XVI foi tão surpreendente que levou o diretor de redação do jornal italiano La Reppublica a escrever: "Veremos uma sucessão de ineditismos. Não há história, literatura, doutrina, sequer uma prática estabelecida à qual se referir. O conclave não ocorrerá depois das exéquias, mas com um papa vivo. Esse conclave deverá se confrontar não somente com a memória do papa, mas com a força de seu pensamento - neste caso um papa teólogo, intelectual."
Fonte: Veja.abril
cada dia melhor Sadarck...
ResponderExcluirGu