16 de outubro de 2012

Anac pode suspender atividades de empresa área no país



Anac abre processo para investigar incidente no Aeroporto de Viracopos
Apuração pode gerar multas e até suspensão das atividades de companhia.
Aeroporto ficou fechado durante 45h após avião ficar parado na pista.


A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) instaurou um procedimento administrativo, nesta segunda-feira (15), para investigar o incidente que deixou o Aeroporto Internacional de Viracopos fechado por 45h. O orgão irá apurar se plano de emergência foi cumprido pela companhia Centurion Cargo e pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

O aeroporto de Campinas(SP) ficou fechado por conta de um incidente na noite de sábado (13), quando um avião da Centurion Cargo teve problemas no trem de pouso e ficou parado na única pista de Viracopos. Os equipamentos para a remoção da aeronave vieram de São Paulo e a primeira tentativa de liberação da pista falhou.

O plano de emergência, segundo a Anac, é um documento que estabelece as responsabilidades dos órgãos, entidades ou profissionais que possam ser acionados para o atendimento às emergências ocorridas. Esse documento contém um plano de remoção de aeronaves inoperantes e desinterdição de pista, que tem como objetivo o retorno das operações na área onde ocorreu o imprevisto.


De acordo com a Anac, depois de apurar o incidente em Viracopos, o órgão pode punir à empresa aérea, com multas, restrições operacionais e até a suspensão das atividades da companhia em território nacional.

Avião é retirada da única pista de Viracopos (Foto: Reprodução EPTV)Aeronave é retirada com guinchos da única pista de
Viracopos (Foto: Reprodução EPTV)

Nenhum comentário:

Postar um comentário