16 de março de 2013

“Caça ao Ibope” do SBT não é coisa de hoje


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Nesta semana, o SBT gerou uma chamada promovendo uma campanha para premiar quem revelasse um domicílio que tem “peoplemeter”, o aparelho que afere a audiência.Essa intriga que a emissora tem com o Ibope não é muito recente.
O próprio dono do SBT, o empresário e apresentador Silvio Santos, começou sua campanha contra o instituto fazendo comerciais na TV oferecendo prêmios valiosos a quem aparecesse na emissora com um peoplemeter em 2000, insatisfeito com a audiência da emissora em 1995.
Na época, o Ibope chegou a ameaçar deixar a emissora fora da medição, se o empresário não abandonasse a ideia. Silvio Santos trouxe a norte-americana Nielsen para iniciar sua empreitada de montar um concorrente do Ibope. O que se fala nas TVs e no mercado publicitário é que o homem do baú gastou mais de US$ 2 milhões no negócio.
A Nielsen passou dois anos montando a estrutura de medição, instalou peoplemeters e levantou os primeiros dados de audiência, que nunca foram divulgados. Na época, o comentário no mercado foi de que os resultados ficaram próximos aos do Ibope.
Nesta semana, o Ibope disse que a identificação dos domicílios que compõem a amostra representa o descumprimento de regras contratuais e que pode gerar grandes prejuízos não só ao Ibope, mas a todo o mercado publicitário, caso o SBT voltasse com a campanha. Em nota, o canal disse que tudo não passou de um equívoco e que não levará o projeto adiante.
Resta saber se o problema é realmente do instituto ou se é da programação da emissora que não ganha grande investimento há anos.
Tv Foco

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