Disputa acirrada
Caso se confirme nas urnas o que as pesquisas de intenção de voto apontam, a corrida para a Prefeitura paulistana será acirrada. Os levantamentos indicam que certamente haverá segundo turno na cidade. A dúvida, porém, é sobre quem vai seguir na disputa.
Celso Russomanno (PRB), José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) estão praticamente empatados. A briga pela liderança da maior cidade do país, aparentemente, será voto a voto.
Segundo pesquisa do Instituto Datafolha divulgada no sábado (6), os três estão empatados tecnicamente. Considerando apenas os votos válidos, ou seja, sem contar os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, Serra tem 28% das intenções, seguido de Russomanno, com 27%, e Haddad, com 24%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Encomendada pela TV Globo e pelo jornal “Folha de S.Paulo”, a pesquisa foi realizada nos dias 5 e 6 de outubro. Foram entrevistadas 3.959 pessoas na cidade. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), sob o número SP-01778/2012.
IBOPE APONTA UM EMPATE:
O Ibope também mostrou equilíbrio entre os três candidatos. Pesquisa também divulgada na véspera da eleição aponta que Russomanno, Serra e Haddad estão empatados, cada um com 26% dos votos válidos. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Segundo o Ibope, o "empate triplo na véspera da eleição traz indefinição sobre quem disputará o segundo turno em São Paulo".
Fernando Haddad (PT) – 22%
Celso Russomanno (PRB) – 22%
José Serra (PSDB) – 22%
Gabriel Chalita (PMDB) – 11%
Soninha (PPS) – 4%
Carlos Giannazi (PSOL) – 1%
Levy Fidelix (PRTB) – 1%
Paulinho da Força (PDT) – 1%
Anaí Caproni (PCO) – não pontuou
Ana Luiza (PSTU) – não pontuou
Eymael (PSDC) – não pontuou
Miguel (PPL) – não pontuou
Em branco ou nulo – 8%
Não sabe – 8%
Considerando os votos válidos (excluindo nulo, branco e indecisos) o cálculo fica assim, com os 3 empatadas em 26%:
Celso Russomanno (PRB) – 26% dos votos válidos
Fernando Haddad (PT) – 26%
José Serra (PSDB) – 26%
Gabriel Chalita (PMDB) – 13%
Soninha (PPS) – 5%
Carlos Giannazi (PSOL) – 1%
Levy Fidelix (PRTB) – 1%
Paulinho da Força (PDT) – 1%
A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal "O Estado de S.Paulo". Foram entrevistadas 1.204 pessoas na cidade de São Paulo entre os dias 4 e 6 de outubro. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), sob o número SP-01824/2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário