30 de agosto de 2012

Analise Crítica - A Praça é Nossa


Que nota você daria? 
Aprova ou Reprova?
Bem-vindos ao Analise Crítica!

A Praça É Nossa é um programa de televisão humorístico brasileiro transmitido pelo canal SBTFoi criado em 1956 por Manuel de Nóbrega, com o nome de A Praça da Alegria. Reunia um cenário simples e ao mesmo tempo muito prático: um banco de uma praça, por onde iam passando vários personagens.
Estreou na televisão em 1957 no canal TV Paulista, sendo comandado por seu criador até o começo dos anos 70. Até então a atração já passara pela TV Record e TV Rio. Depois de um tempo fora do ar, voltou a ser exibida em 1977-78 pela Rede Globo, desta vez apresentada por Luís Carlos Miele.
Em 1987 o programa foi remontado na Rede Bandeirantes com o título Praça Brasil, apresentado pelo filho de Manuel, Carlos Alberto de Nóbrega. Depois de quatro episódios, Carlos Alberto se transferiu para o SBT, onde montou um novo programa com o mesmo formato: A Praça É Nossa. O humorístico estreou em 7 de maio de 1987. Permanece no ar desde então. Em 2012 o humoristico completa 25 anos no SBT.

Ao longo de sua história no SBT, o programa A Praça é Nossa contou com estrelas do humor brasileiro que marcaram época e deixaram saudades, como Ronald Golias, responsável pelos personagens Pacífico, Bronco e Professor Bartolomeu. Além de Maria Tereza, que interpretou por anos A Fofoqueira e Lady Grace Benedita. E o ator Jorge Lafond, que eternizou a personagem Vera Verão.

E mais artistas que já se foram, mas ainda permanecem em nossas memórias, como: Nhô Moraes (Emílio Fingoli); O Homem do Bumbo (Lilico); Cocada (Roni Cócegas); O Homem de Itu (Simplício); A Mulher do Oscar e Lola, a Repórter (Consuelo Leandro); A Velha Surda, Seu Explicadinho e Philadelpho (Rony Rios); entre outros.


Atualmente destacam-se no humorístico os personagens:

Deputado João Plenário: Criação do ator e comediante Saulo Laranjeira; 
Cabrito Tevez: Criado por Alexandre Porpetone; 
Jeca Gay: A criação e interpretação Moacyr Franco; 
Nina: Uma garota cheia de questionamentos, interpretada por Marley Cevada
O Saideira: Giovane Bráz interpreta um bêbado divertidíssimo; 
Patrulha Maluca: a turma da Patrulha Maluca, formada por Durão, Rapadura e Bananinha, sempre diverte Carlos Alberto com suas palhaçadas.
Paulinho Gogó: Maurício Manfrini, o carioca malandro e suburbano, relatando suas histórias;
Traduzindo: Na banca de jornal, Buiú é o jornaleiro que observa a conversa dos clientes e traduz em poucas palavras algumas das muitas desculpas, mentiras e eufemismos que as pessoas dizem umas às outras.
Zé Bonitinho: Personagem criado e interpretado por Jorge Loredo, que mostra o protótipo do “homem fatal”

O Programa tem um público fiel e sempre conquista índices entre 9 e 11 pontos..

Audiência: 8
(sempre bom uns pontinhos a mais)

Humor: 10
(sem apelação, um humor ingenuo e irreverente)

Apresentação: 10

Produção/Direção/Divulgação: 6
(O programa é pouco divulgado, a direção do programa proibiu seu elenco de participar de outros programas da casa.. "Para evitar um desgaste natural do elenco".)

Considerando notas obtidas concluímos:

8+10+10+6 = 34/4

Minha nota para o Programa:
A Praça é Nossa é:

... 8,5 ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário