Boa tarde cambada, seguindo nosso giro pelo mundo radical do Spaço +, hoje vamos falar de um esporte irado : O PARKOUR
Parkour, ou Le Parkour (abreviação: PK) é uma disciplina física de origem francesa, em que o participante, chamado de "traceur" no masculino, ou "traceuse" no feminino, sobrepõe obstáculos de modo mais rápido e direto possível, utilizando-se de diversas técnicas como saltos, rolamentos e escaladas.
O Parkour moderno surgiu quando David Belle e os irmãos Yahn, Frederic Hnautra
e David Malgogne se encontraram nas ruas de Lisses, em Paris. Perceberam que
tinham muito em comum, tanto no prazer pela busca da forma física plena como no
desejo de vencer desafios. A inspiração para criar o nome veio da expressão "Parcours
Du Combattant". Foi uma referência ao percurso de obstáculos desenvolvido
por Georges Hébert (1875-1957), pioneiro na prática de educação física na
França como parte de seu "Méthode Naturelle" ou Método Natural
de Educação Física, concebido no início dos anos 20 e que foi utilizado por
soldados franceses na Guerra do Vietnã para realizar resgates.
Basicamente, o Parkour é a arte do movimento ou a arte de ser útil com o
movimento. Por meio de movimentos eficientes seus praticantes podem ir de um
lugar a outro utilizando somente os recursos que seu corpo pode oferecer.
Le Parkour, uma filosofia de vida
Aprender a superar os obstáculos. Este é o grande ensinamento que o Parkour proporcionou ao brasileiro Bruno Shiraishi, 19. O jovem mora em Kita Koshigaya, em Saitama, e trabalha em uma empresa que fabrica refeições prontas. Mesmo com a rotina exaustiva ele encontra tempo para treinar o Parkour e também o Ninjutsu, duas artes que ele aprendeu no Brasil e procura treinar no Japão, mesmo sozinho.
"Quando temos algum problema na vida, se não o enfrentarmos, nunca o superaremos. Assim acontece também com o Parkour", explica Shiraishi.
Ele relembra que descobriu o esporte com os amigos pela Internet, em 2005. "Praticávamos em praças e corrimões em Votuporanga, cidade em que morava no Brasil". Shiraishi diz que no início viu vídeos de muitos profissionais em ação, mas tinha consciência de que não poderia imitá-los por não estar preparado. "Começamos pelos obstáculos mais baixos e conforme ia ficando mais fácil partíamos para um mais difícil, assim íamos evoluindo.", relata. O brasileiro alerta que "Não adianta nada a pessoa querer superar um obstáculo para o qual não está preparada e depois ficar numa cadeira de rodas". E acrescenta que a pessoa deve fortalecer os punhos e os braços, "pois são eles que vão salvar a sua vida quando você não conseguir realizar um salto direito".
Como surgiu?
Os movimentos do Parkour são utilizados desde o inicio da humanidade, mas a arte na verdade foi criada nos anos 80 em Lisses, França. Iniciado por um grupo de crianças brincando, que resolveram
levarem a serio o que era o estilo militar de cruzar obstáculos. As crianças em questão cresceram e desenvolveram a arte. Dois deles são os conhecidos David Belle e Sebastien Foucan. Mas vários
sites, praticantes e outros acreditam que a arte tenha sido criada por um grupo maior de pessoas.
Outra grande influencia, foi o pai de David Belle, com seu passado militar e influenciado também
pelo Método Natural (Méthode Naturelle).
Dificuldades
Sendo um esporte que usa os obstáculos urbanos, os "traceurs" no Brasil enfrentam o problema
dos seguranças e policiais. É difícil um policial que vê uma pessoa pulando muros de 2 metros,
com um simples toque, passando por cercas, grades, pulando de um telhado pro outro, e todas
as outras coisas que fazem do Parkour um esporte intenso, entender que ele está praticando
um esporte, uma disciplina atlética, que estimula a mente, cria resistência física, velocidade,
e o mais importante, seguindo uma filosofia de treinamento disciplinada (com origens militares).
"Traceurs" são freqüentemente confundidos com marginais, pedidos que se retirem de locais (mesmo de locais públicos) por policiais; sem falar nos seguranças de prédios e áreas comerciais. Mas
vale lembrar também que existem pessoas esclarecidas e educadas, que em muitos lugares os seguranças e policiais perguntam apenas o que esta acontecendo, pedem que se tomem cuidados e liberam pra continuar, muitos deles ate ficam admirados e elogiam os movimentos dos praticantes.
--------------------------------------------------------------------------
Como começar a praticar Parkour ?
Antes de começar a praticar, é bom que estude muito sobre a prática e a filosofia do Parkour para ter certeza de que esta fazendo tudo certo.
Após isso, entenda que o Parkour é uma pratica esportiva ou um esporte sem competições (Do ingl. Sport. Substantivo masculino. 1.O conjunto dos exercícios físicos praticados com método, individualmente ou em equipes; desporte, desporto - Novo Dicionário Eletrônico Aurélio versão 5.0) que envolve riscos, e eu não posso me responsabilizar por você, já que não tenho como avaliar o condicionamento físico e mental de cada pessoa. Então respeite seus limites!
Depois de compreender seus limites você pode ter uma boa noção das técnicas básicas do Le Parkour em Português.
Técnicas Básicas
A primeira coisa a se fazer é o alogamento estático. Ficar parado em posições por pelo menos 15 segundos, e sem forçar demais.
Depois, você faz o aquecimento, uma corridinha de 5 à 10 minutos é o suficiente, lembre-se, quanto mais frio, maior vai ter que ser o aquecimento.
Agora vem o alogamento dinâmico, forçar bastante os musculos, por pouco tempo, como dar chutes no ar, pular alto, etc.. Depois do alogamento dinâmico, você está pronto para inciar seu treino.
Começe pelo Landing (ou Pouso Simples, em português). Treine-a em lugares baixos, de 1 metros, mais ou menos. E vá subindo. É importante ter controle dela, ou suas panturilhas não vão fazer você esquecer do treino no outro dia.
Caso Pessoal: Eu levei uma semana para aprender corretamente o Pouso Simples, e sempre repito os avisos para treinarem bem ele, pra evitar que outros passem pela tortura que passei.
No seu treino você pode também treinar os vaults simples, e o rolamento (PK Roll). Por que são técnicas básicas que você vai usar em todos os treinos.
Depois do seu treino, você deve se preparam para esfiar o seu corpo.
Começe por uma caminhada leve, caso esteja muito cansado.
Logo após alongamentos dinâmico, e depois estático.
É muito importante esta parte, para não sentir dores no outro dia.
Dica: Caso sinta vergonha de sair na rua treinando, junte um grupo de amigos para treinar. No inicio é meio vergonhoso, mas depois você perde essa vergonha e treina normalmente.
Observação 1: No início é normal não achar lugar pra treinar, você ainda não tem a noção de oque pode fazer com os obstaculos. O jeito pra isso, é procurar pela cidade uma praça ou algo do tipo, e treinar lá.
Observação 2: Respeita sempre a propriedade privada e publica, agora só por que faz parkour, não vá depredar os lugares. E caso peçam para você sair de uma propriedade privada, tente entender que para algumas pessoas não é legal ver gente pulando muros.
Após isso, você ja tem uma noção básica de como proseguir com seus treinos.
-----------------
DICA IMPORTANTE : DESCANSO TAMBÉM É TREINO
DICA IMPORTANTE : DESCANSO TAMBÉM É TREINO
Treinar Parkour é muito bom, tão bom, que se nós pudéssemos, treinaríamos todos os dias. Muitos já tentaram esta façanha e descobriram que NÃO conseguem ter um bom rendimento treinando assim.
Do ponto de vista técnico, o Parkour é uma atividade física pliométrica, ou seja, com alto impacto, tendo um gasto energético muito alto para o nosso corpo. E como não somos SUPER-HOMENS, precisamos respeitar o tempo de descanso de, pelo menos, 24 horas de um treino para o outro, deixando nosso corpo descansar para que possa estar inteiros para o próximo treino.
Para isto, podemos utilizar um recurso chamado PERIODIZAÇÃO DE TREINOS, marcando os treinos de modo que fique pelo menos um dia de intervalo entre um treino e outro, dando o tempo necessário para nosso corpo descansar.
Outra questão é a duração dos treinos, pois treinando forte e por muito tempo, entramos num processo chamado Over-training ( excesso de treinamento), onde nosso corpo começa a usar o nosso músculo como combustível para funcionar, e não as nossas reservas de gordura e oxigênio, que deveriam estar sendo utilizadas. É isto mesmo, ao invés de estarmos perdendo gordura, estamos PERDENDO MÚSCULOS.
Confira agora este video da galera do Free Art que realmente manda muito no Le Parkour.
Nenhum comentário:
Postar um comentário