5 de maio de 2012

Spaço News: Campanha de Vacinação e a Lua aparecerá maior e mais brilhante hoje são notícias!


Gripe: campanha de vacinação começa hoje

Ministério da Saúde pretende imunizar 24,1 milhões de pessoas até o dia 25 de maio, em 65 mil postos



Mais de 24 milhões de pessoas devem ser vacinadas até 25 de maio / André Moreira/ DivulgaçãoIdosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 2 anos incompletos, grávidas em qualquer período da gestação, indígenas e profissionais de saúde devem procurar a partir deste sábado os postos de saúde para receber a vacina contra a gripe.

Ao todo, 65 mil postos em todo o país vão funcionar das 8h às 17h durante a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. As doses protegem contra os três tipos de vírus que mais circulam no Hemisfério Sul, entre eles o causador da influenza A (H1N1) – gripe suína, atendendo à recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A meta do governo é imunizar 24,1 milhões de pessoas até o dia 25 de maio, equivalente a 80% do público-alvo.

Esses grupos foram escolhidos para tomar a vacina, pois estudos mostram que são mais suscetíveis a doenças respiratórias. Pela primeira vez, cerca de 500 mil presos serão vacinados contra a gripe durante a campanha.



Lua aparecerá maior e mais brilhante hoje.
Esta será a melhor noite do ano para observar o satélite, que estará mais próxima da Terra. 


O melhor momento para observar a Lua em 2012 será na noite deste sábado. O satélite natural da Terra estará bem maior e mais brilhante do que o comum. A última vez que ela esteve com essas proporções foi há 19 anos, em março de 1993.

O fenômeno acontece porque a Lua estará mais perto da Terra que o usual. O satélite natural vai passar a cerca de 357 mil quilômetros de distância - 24.600 quilômetros mais próximo que a média. Por causa disso, ela estará 14% maior e 30% mais brilhante do que o normal. 

Como qualquer outra lua cheia, a superlua parecerá maior quando estiver perto do horizonte, por causa da ilusão de ótica. A Lua estará mais próxima da Terra às 23h34 (horário de Brasília). No entanto, o momento mais propício para a visualização do fenômeno será um pouco mais tarde, já no início da madrugada de domingo, às 0h30. 

A “superlua”, como vem sendo chamada, trará marés mais fortes por causa de seu alinhamento com o Sol e a Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário